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wi-fi para clientes
Fonte: Blog Intelbras

Pesquisa rápida: ao reservar a estadia em um hotel, você daria preferência para os que oferecem Wi-Fi para clientes nos quartos e nas áreas comuns, certo? E se a conexão for ruim, é bem provável que você reclame ou até não recomende o estabelecimento a ninguém, não é mesmo? Por isso, oferecer internet de qualidade é um diferencial de mercado para negócios que se preocupam em proporcionar uma boa experiência ao seu público.

No exemplo anterior, mencionamos os hotéis, mas disponibilizar Wi-Fi para clientes não é uma ‘gentileza’ restrita aos negócios vinculados à hospedagem. Com a grande popularização dos smartphones e o uso de outros dispositivos móveis como notebooks e tablets, os shoppings centers, consultórios, cafeterias, clínicas, barbearias, livrarias, salões de beleza, restaurantes e até academias devem se adequar. Afinal, ninguém quer ver um possível cliente ir tomar um cafezinho no concorrente ao lado por não oferecer internet de qualidade aos seus frequentadores.

Em um primeiro momento, pode até parecer apenas um gasto extra. Porém, analisando alguns pontos, logo é possível perceber que se trata de um importante investimento. Veja o porquê ao longo do artigo.

wi-fi para clientes - mulher no notebook
Fonte: Blog Intelbras

Vantagens de oferecer Wi-Fi para clientes

É bastante comum ouvirmos em diferentes estabelecimentos comerciais os clientes perguntando qual a senha do Wi-Fi. Isso porque, estar conectado o tempo todo, trocando mensagens, acessando as redes sociais ou mesmo trabalhando fora de casa é a realidade da maioria dos brasileiros. Portanto, locais que, além de bons serviços, oferecem rede de internet disponível e com qualidade, dão motivos para o cliente permanecer mais tempo no estabelecimento, gastar mais dinheiro e retornar em outras ocasiões, além de indicar para os amigos.

É possível utilizar esta demanda por conexão em uma oportunidade real para alavancar seu negócio. Você pode, por exemplo, ‘trocar’ o acesso gratuito à internet por um check-in no Facebook, em que o cliente marca online sua presença no estabelecimento e acaba fazendo uma propaganda do lugar aos seus amigos.

Já com os dados levantados junto ao perfil deles na rede social, pode-se conhecer seus gostos e hábitos. Se bem utilizadas e combinadas, essas informações – nomes, e-mails, telefones, horários com maior público, tempo de permanência no local – podem instruir a comunicação do estabelecimento e até mesmo fornecer insights para pensar em como atender melhor.

wi-fi para clientes - facebook no celular
Fonte: Blog Intelbras

Como ter internet de qualidade no seu negócio

Para disponibilizar internet de qualidade, não basta simplesmente colocar um roteador e fornecer a senha. Estes equipamentos mais simples não serão suficientes para atender e agradar quem frequenta o seu estabelecimento comercial e busca pelo Wi-Fi. É necessário montar uma conexão robusta, capaz de suportar diversos usuários conectados, compartilhando vídeos e imagens ao mesmo tempo.

Para isso, o primeiro passo é contratar um plano de internet com maior pacote de dados e velocidade com seu provedor de internet, assim os usuários podem postar vídeos, navegar no Facebook e postar assuntos relacionados ao seu negócio enquanto usam sua internet. Depois, deve-se investir em equipamentos que consigam criar redes diferentes e seguras: uma Wi-Fi para clientes e outra exclusiva para o administrativo do negócio. Os mais indicados para esta função são Roteadores Corporativos ou Access Points (AP).

Por ser configurável e contar com uma série de modos de uso, controles de banda e segurança, o AP, como é conhecido, é uma solução mais profissional para a ampliação de cobertura da rede sem fio em negócios de todos os portes. Com capacidade para muitas conexões simultâneas (até 100 dispositivos), ele melhora a experiência de navegação, permite criar redes diferentes para os tipo de uso – gerência, chefia, clientes, aberto ao público etc – cada uma com uma senha específica (fica a critério do estabelecimento utilizar diferentes acessos ou não).

O equipamento ainda oferece gerenciamento facilitado através de aplicativo mobile, onde é possível monitorar o uso da internet, definir o tempo de utilização ou mesmo desconectar aqueles usuários que usam a internet sem a sua permissão. Ele também oferece gerenciamento centralizado, que permite saber de que forma e com que qualidade a rede está sendo utilizada em cada um dos pontos. E com seus modos de uso, dá a possibilidade de ajustar o tempo de utilização da internet pelos usuários (30 minutos, 1 hora ou até um dia) e controlar o acesso a sites e servidores específicos.

Pelas vantagens do AP e considerando o retorno em atração e fidelização dos frequentadores, proporcionar Wi-Fi para clientes de forma eficiente e segura é sem dúvidas um bom investimento para qualquer tipo de negócio. Se você quiser se diferenciar ainda mais da concorrência, pode incrementar a experiência do seu público emprestando carregadores de celulares ou concedendo descontos e brindes para quem, por exemplo, postar uma foto no seu estabelecimento e marcar o perfil da empresa nas redes sociais ou em ferramentas de buscas e avaliação.

Para mais informações acesse Blog Intelbras