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telefonia em nuvem
Fonte: Blog Intelbras

Dados da Gartner, consultoria internacional em tecnologia, apontam um aumento no uso da tecnologia em nuvem, o que inclui a telefonia em nuvem, estimulado pela pandemia. De acordo com a análise da empresa, até 2024, as reuniões presenciais serão apenas 25% das reuniões corporativas, uma queda em relação aos 60% anteriores à covid-19. 

Como resultado, há uma demanda maior por acesso a videoconferência e outras ferramentas de colaboração. Nesse contexto, a telefonia em nuvem resolve muitos problemas para quem está trabalhando à distância e para quem gerencia esse trabalho. Entre os principais estão a redução de custos e a disponibilidade, já que é possível falar com qualquer pessoa, não importa onde ela estiver.

Neste artigo, você vai entender sobre o funcionamento da tecnologia em nuvem e conhecer suas vantagens em relação à telefonia. Confira!

Como funciona a telefonia em nuvem?

Os sistemas de telefonia já são bastante utilizados em escritórios, clínicas e call centers. Também conhecidos como centrais telefônicas, servem para gerenciar ligações, distribuir chamadas em ramais e conectar setores. Desta forma, otimizam o atendimento e a comunicação corporativa.

A telefonia em nuvem é uma central telefônica que fica hospedada em servidores na internet. Ela segue a tendência de outros sistemas de comunicação, que deixaram de ser analógicos e passaram para o meio digital. 

No caso da telefonia, a tecnologia que possibilita isso é a VoIP (voz sobre protocolo de internet). Ela converte a voz em pacotes de dados que são transmitidos de um ponto a outro, da mesma forma que ocorre com os textos e imagens que vemos na internet, por exemplo.

sistema PABX em nuvem é muito semelhante à versão IP. No entanto, em vez de ficar hospedado em servidores da empresa e utilizar softwares instalados nos computadores,  fica armazenado na nuvem e pode ser acessado pela internet, por meio do navegador web. Logo, é possível utilizar de qualquer aparelho, de qualquer lugar. Isso traz uma série de vantagens que veremos adiante.

Vantagens do sistema PABX em nuvem

telefonia em nuvem
Fonte: Blog Intelbras

Maior qualidade de voz

O PABX em nuvem utiliza uma rede IP e conexão com a internet para fazer o tráfego de voz, por isso tem mais qualidade nas chamadas do que os sistemas analógicos. Para aproveitar esse benefício ao máximo, é recomendado contratar uma operadora VoIP de confiança e contar com bons aparelhos telefônicos e softphones.

Baixo investimento e redução de custos

O investimento inicial da telefonia em nuvem é muito baixo, se comparado às outras opções. Isso porque não é necessário montar toda a infraestrutura de servidor e, em alguns casos, também é possível aproveitar os aparelhos que a empresa já utiliza. Além disso, as chamadas VoIP costumam ter um custo menor, especialmente para longa distância.

Flexibilidade e integração

Esta é uma das grandes vantagens da telefonia em nuvem. A tecnologia pode ser utilizada por qualquer tipo de empresa, sem muitos obstáculos. As pequenas se beneficiam da implementação de baixo custo, fácil instalação e possibilidade de expansão sem altos investimentos. 

As grandes podem contar com recursos de gerenciamento de ponta e integração aos sistemas já utilizados, como CRM ou HelpDesk, o que leva a um aumento da produtividade.

Além disso, como está hospedado na nuvem, o sistema pode ser acessado de qualquer lugar com conexão à internet disponível, de computadores e dispositivos móveis. É a melhor opção para empresas que têm filiais, trabalham em home office ou pretendem mudar de escritório no futuro.

Instalação e configuração mais fácil

A instalação e configuração do PABX em nuvem é muito mais simples e rápida. Ele conta com a tecnologia plug-and-play. Ou seja: basta conectar para começar a usar. Ele permite adicionar e alterar ramais sem passar cabos, por exemplo. Assim, tanto a implementação quanto mudanças e expansões são facilitadas.

Funcionalidades modernas e praticidade

O PABX em nuvem é o que há de mais moderno em telefonia. Ele tem tudo o que um call center precisa para operar: DAC, URA e discador automático. Também é possível gravar todas as chamadas recebidas e originadas, assim como fazer a captura de tela. Outra funcionalidade é o correio de voz na web: cada ramal possui uma caixa postal com mensagem personalizada para receber recados quando estiver ocupado.

Telefonia em nuvem: o que é Wide Voice?

Esse recurso é uma solução em nuvem integradora de redes de dados e voz, onde é possível gerenciar e armazenar os dados de telefonia pela internet. O Wide Voice dispensa o uso de equipamentos físicos, por isso é ideal para qualquer tipo de empresa. Veja alguns recursos desta solução da Intelbras:

  • grava suas chamadas recebidas e realizadas;
  • captura imagens da tela com facilidade;
  • permite o uso do ramal em qualquer hora e lugar;
  • permite que você receba recados quando não estiver disponível;
  • dispões de uma caixa postal por ramal, etc.

Além de contar com outros recursos comuns em uma Central Privada de Comutação Telefônica (CPCT), essa solução unifica tecnologias, sejam elas analógicas, digitais, IPs, móveis ou webs.

Telefonia em nuvem e 5G: novas perspectivas

chegada do 5G traz novas perspectivas para o mercado de telefonia em geral, principalmente para soluções em nuvem. Com a expansão da área de cobertura, que será maior do que a do 4G, pequenas e médias empresas vão se beneficiar de redes móveis com alta velocidade.

A expectativa para o 5G no Brasil é que a tecnologia permita que múltiplos aparelhos, em diferentes locais, possam se interconectar. Dessa forma, empresas que utilizam modelo de trabalho híbrido terão a mesma qualidade de trabalho dentro e fora do ambiente corporativo.

Os benefícios são tantos que, rapidamente, as empresas começarão a trocar suas soluções convencionais de telefonia pela tecnologia em nuvem. 

Para saber mais informações acesse Blog Intelbras