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telefonia em nuvem
Fonte: Blog Intelbras

A telefonia em nuvem é uma das soluções mais modernas para empresas que necessitam otimizar processos. Tanto de comunicação interna quanto de atendimento ao público.

É claro que a produtividade de uma empresa está relacionada a múltiplos fatores. Que vão desde ter rotinas bem definidas até a qualificação dos colaboradores. Mas, um deles é fundamental e indispensável: ter um sistema de comunicação de qualidade. Sem isso, não há eficiência no trabalho.

Se a internet é lenta, o melhor profissional levará muito mais tempo para realizar uma atividade. Se as ligações caem o tempo todo ou vão parar no ramal errado, os processos ficam travados. Por isso, contar com tecnologias eficientes para comunicação é crucial.

Neste conteúdo, vamos entender como funciona a telefonia em nuvem e quais as vantagens para o seu negócio. Acompanhe!

O que é telefonia em nuvem?

Telefonia em nuvem é uma tecnologia que permite fazer e receber ligações totalmente pela internet – tendo a interface do sistema armazenada em nuvem.

Nesse caso, a empresa não precisa mais de equipamentos, fios e hardwares para se comunicar interna ou externamente. De modo geral, para que o sistema funcione, basta ter:

  • uma conexão de internet;
  • dispositivos para as ligações (computador, tablet, smartphone, telefone IP ou telefone analógico com adaptador);  
  • e um plano ativo com o sistema em nuvem.

A seguir, vamos entender como funciona na prática esse tipo de telefonia.

Como funciona a telefonia em nuvem?

A tecnologia por trás da telefonia em nuvem se chama Voip – Voice Over Internet Protocol, traduzido como Voz Sobre Protocolo de Internet. 

Os dados de áudio (e também de vídeo, caso faça videochamadas) são enviados por meio de endereços IP, que são os nossos “endereços virtuais” (todo dispositivo conectado à rede de internet possui um código IP).

Na prática, funciona assim:

  • A pessoa acessa a internet em seu dispositivo;
  • Entra no endereço onde a telefonia em nuvem está hospedada (também existe a possibilidade de baixar um aplicativo em dispositivos móveis);
  • Faz a ligação de áudio ou vídeo (lembrando que ela também pode receber chamadas).

É justamente por conta da tecnologia Voip que hoje é possível fazer chamadas de áudio e vídeo em aplicativos de mensagem e de reuniões, como Skype, WhatsApp, Meet, etc, sem a necessidade de contar com linhas analógicas de telefone.

No entanto, esses aplicativos gratuitos não são o suficiente para a demanda de atendimento das empresas. É necessário adquirir planos empresariais de telefonia em nuvem (como o Wide Chat da Intelbras, que falaremos logo mais aqui no post).

A principal característica da telefonia em nuvem empresarial é a possibilidade de adquirir um PABX em nuvem, também chamado de PABX Virtual.

PABX é uma central telefônica que divide o mesmo número de telefone em diversos ramais para conectar os setores da empresa. E por ser virtual, a central fica hospedada em servidores na internet, não sendo necessário nenhum equipamento físico. 

Quais as vantagens da telefonia em nuvem?

Não se trata apenas de fazer e receber chamadas pela internet. Conheça a seguir as principais vantagens da telefonia em nuvem para as empresas:

Maior qualidade de voz

Como utiliza uma rede IP e conexão com a internet para fazer o tráfego de voz, a telefonia em nuvem tem mais qualidade nas chamadas do que os sistemas analógicos. 

Para aproveitar esse benefício ao máximo, é recomendado contratar uma operadora Voip de confiança e contar com bons aparelhos telefônicos e softphones.

Baixo investimento e redução de custos

O investimento inicial da telefonia em nuvem é muito baixo se comparado às outras opções. Isso porque não é necessário montar toda a infraestrutura do servidor e, em alguns casos, também é possível aproveitar os aparelhos que a empresa já utiliza. 

Além disso, as chamadas Voip costumam ter um custo menor, especialmente para longa distância.

Flexibilidade e integração

Esta é uma das grandes vantagens da telefonia em nuvem. Ela pode ser utilizada sem problemas por qualquer tipo de empresa. 

As pequenas empresas se beneficiam da implementação de baixo custo, fácil instalação e possibilidade de expansão sem altos investimentos. 

Já as grandes empresas podem contar com recursos de gerenciamento de ponta e integração aos sistemas já utilizados, como o CRM ou HelpDesk – o que leva a um aumento da produtividade.

Além disso, como está hospedado na nuvem, o sistema pode ser acessado de qualquer lugar com conexão à internet disponível, de computadores e dispositivos móveis. É a melhor opção para empresas que têm filiais, trabalham em home office ou pretendem mudar de escritório no futuro.

Instalação e configuração mais fácil

A instalação e configuração da telefonia em nuvem é muito mais simples e rápida. Ela conta com a tecnologia plug-and-play. Ou seja: basta conectar para começar a usar. 

Além disso, o sistema de PABX em nuvem permite adicionar e alterar ramais sem passar cabos, por exemplo. Assim, tanto a implementação quanto mudanças e expansões são facilitadas.

Funcionalidades modernas e praticidade

A telefonia em nuvem é o que há de mais moderno em telefonia. Ela tem tudo o que um call center precisa para operar: DAC (Distribuidor Automático de Chamadas), URA (Unidade de Resposta Audível) e discador automático. 

Também é possível gravar todas as chamadas recebidas e originadas, assim como fazer a captura de tela. Outra funcionalidade é o correio de voz na web: cada ramal possui uma caixa postal com mensagem personalizada para receber recados quando estiver ocupado.

Telefonia em Nuvem Intelbras: Wide Voice 

A Intelbras sempre foi (e continua sendo) referência em equipamentos de comunicação para as empresas. E não poderíamos ficar de fora desse novo tipo de telefonia que funciona em nuvem.

Por isso, oferecemos aos nossos clientes o Wide Voice, o sistema de PABX em nuvem da Intelbras.

Ele foi pensado e desenvolvido de forma a simplificar e otimizar o atendimento de todos os portes de empresa, que precisam de ramais telefônicos para profissionalizar o atendimento, mas sem a necessidade de instalar equipamentos físicos.

Eis as funcionalidades do Wide Voice da Intelbras:

Call Center Solução 360º

Conte com todos os recursos que o call center precisa para oferecer um atendimento de qualidade e com gestão eficiente de filas: 

  • URA (Unidade de Resposta Audível): menu autoatendimento, onde os clientes tiram dúvidas e resolvem demandas sem precisar falar com um atendente.
  • Gravação de chamadas: todos os dados ficam armazenados em nuvem.
  • Correio de voz: com mensagens personalizadas para os clientes. 
  • Discador automático: mailings podem ser importados para agilizar o atendimento. A plataforma Wide Voice liga automaticamente para eles.

Web RTC

Essa funcionalidade é ideal para conferências ilimitadas de voz e vídeo a partir de computadores e dispositivos móveis. É possível criar salas de conferência para conversar com quantas pessoas desejar – ótimo para reuniões de equipes.

Lembrando que como tudo ocorre em nuvem, o ramal pode estar em outros locais fora do escritório, desde que tenha conexão de internet. Perfeito para equipes remotas. 

Além disso, o Wide Voice é simples de configurar e os planos são realmente acessíveis para o orçamento das empresas. 

Conclusão

A telefonia em nuvem é fruto da intensa transformação digital que estamos vivendo nos últimos tempos. Ela vai de encontro às atuais necessidades dos clientes, que querem agilidade, eficiência, mobilidade e qualidade no atendimento.

Por isso, considere fortemente investir nesse sistema – lembrando que, em alguns casos, você pode continuar utilizando os aparelhos de telefone que já possui na empresa, tornando a economia ainda maior. 

E então? Acha que a telefonia em nuvem pode ajudar sua empresa a ser mais produtiva? 

Fonte: Blog Intelbras

Para saber mais informações acesse Blog Intelbras