Spread the love
quarto inteligente
Fonte: Blog Intelbras

Ter um quarto inteligente significa criar um espaço personalizado que seja mais confortável e funcional. Afinal, com um único aplicativo é possível programar as luzes, ligar ou desligar a televisão, fechar as cortinas e controlar até mesmo a distância diversos dispositivos deste ambiente. 

Imagine que o seu quarto seja o que mais pega luz do sol durante a tarde. Após passar o dia fora no trabalho,  você pode chegar em casa e encontrar o cômodo já com uma temperatura agradável e as cortinas fechadas. Basta que você possua os equipamentos certos instalados e dê alguns comandos.  

Pode parecer complicado ou caro ter um quarto inteligente, mas saiba que hoje, os dispositivos smart são muito mais acessíveis e fáceis de configurar. Ao escolher e combinar alguns deles, você pode transformar qualquer ambiente da casa. 

Por isso, selecionamos alguns dispositivos que não podem ficar de fora e vamos explicar as vantagens de tê-los no seu quarto. Confira!

Como deixar o quarto inteligente? 

É importante saber que, para garantir que todos os aparelhos conectados funcionem da melhor forma possível, é preciso ter internet em casa (Wi-Fi) e garantir que o roteador faça uma distribuição adequada do sinal. Aproveite para saber mais sobre o que é rede mesh e quais as suas vantagens.

Outro ponto importante na hora de montar o quarto inteligente é que você reflita sobre os seus hábitos para depois definir o que você irá automatizar. Assim, você poderá escolher dispositivos que irão facilitar a sua rotina, seja no home office que também pode ocorrer no quarto ou nos momentos de lazer, como assistir a filmes e séries.

É muito caro montar um quarto inteligente?

Muitos acreditam que ter um cômodo ou casa inteligente exige um alto orçamento e grandes mudanças nas estruturas dos ambientes, o que não é verdade. Tanto a compra quanto a instalação de alguns dispositivos podem ser feitas por você mesmo.

A Intelbras possui uma linha completa de dispositivos para deixar seu quarto ou casa inteligente. Logo abaixo, listamos alguns que podem fazer muito sentido para você montar o quarto inteligente dos sonhos.

Lâmpada smart Wi-Fi 

O que é: A lâmpada inteligente é uma lâmpada de LED,  que permite mudança da cor e intensidade da luz.  Essas possibilidades podem ser controladas por meio de um aplicativo ligado a uma rede Wi-Fi ou então, por comando de voz, caso você já tenha um smart speaker. 

Aplicação no quarto: Ao controlar a intensidade da luminosidade e a cor, você é capaz de mudar o ambiente de acordo com as atividades que estão sendo feitas. Na hora do home office, mude a luz para um branco frio que auxilia a execução de tarefas que exigem concentração. Nos momentos de lazer, como jogos online no computador, use a criatividade e faça o uso de outras cores para criar um clima mais confortável. Antes de dormir, desligue a lâmpada sem precisar se levantar da cama para apertar o interruptor.

Controle universal infravermelho 

O que é:  Como o próprio nome sugere, o controle universal infravermelho é um aparelho que centraliza todos os controles remotos que funcionam por infravermelho em um único aplicativo para smartphone. Os produtos também podem ser acionados por comando de voz a partir de um smart speaker.

Aplicação no quarto: Encontrar o quarto refrigerado e a TV ligada no seu canal favorito ao chegar em casa pode ser uma realidade graças a este dispositivo.  Isso porque ele age como um “eliminador de controles”. Assim, dentro do app, você pode programar a hora de acionamento dos aparelhos presentes no exemplo acima e deixar seu quarto muito mais confortável.

Smart box TV

O que é: Fornece navegação potencializada na TV com as principais plataformas de streaming homologadas. Permite assistir a filmes e séries, além de contar com comando de voz utilizando o controle.

Aplicação no quarto: Utilizando em conjunto com um controle universal infravermelho, pode comandar outros dispositivos.

Conector smart universal

O que é: Ele transforma tomadas comuns em tomadas inteligentes. Assim, mesmo dispositivos que não são inteligentes podem ser conectados a ele e terem seu acionamento controlado via aplicativo. 

Aplicação no quarto: Você já teve a experiência de ir deitar sem saber se desligou um eletrodoméstico? Com o conector, é possível plugar ventiladores, ferros de passar roupa, carregadores de celular, abajures, repelentes elétricos e outros dispositivos de até 10 amperes. Além da praticidade de poder ligar e desligar os aparelhos de qualquer lugar, com o conector smart também é possível consultar o consumo de energia dos aparelhos conectados,  o que ajuda a controlar os gastos.

Smart speaker

O que é: apesar de estar no final da lista, é um dos primeiros dispositivos que você deve considerar para ter num quarto inteligente. Ele foi pensado para funcionar como um assistente virtual na hora de centralizar os comandos de voz. É baseado em inteligência artificial, o que possibilita responder à interação por voz, e também permite programar alarmes e ouvir músicas.

Aplicação no quarto: Por serem projetados para sincronizar com outros dispositivos inteligentes, os smart speakers permitem que você dê um comando de voz para ligar e desligar dispositivos inteligentes, tais como lâmpadas, tomadas e ar-condicionado. Também pode ser utilizado em conjunto com o controle universal infravermelho para ativar produtos que funcionam com esse tipo de radiação.

Acionador smart de cortinas 

O que é: Parecido com o conector, o acionador inteligente de cortinas também automatiza o fechamento e a abertura de cortinas via app ou como em todos os outros dispositivos já citados, via comando de voz (basta ter um smart speaker). 

Aplicação no quarto: Você pode programar um horário para acordar com uma música no smart speaker e a abertura das cortinas do quarto.

Sensor de temperatura e umidade smart 

O que é: O dispositivo monitora em tempo real a temperatura e a umidade do ambiente. A proposta é oferecer maior conforto térmico, ou seja, o clima perfeito o ano todo

Aplicação no quarto: Com o hub de automação, é feito o ajuste automático do ar-condicionado conforme a temperatura medida pelo sensor.

Lembre-se que você pode começar o seu quarto inteligente aos poucos, comprando um ou outro dispositivo por vez. É importante avaliar quais as suas necessidades e urgências para adaptar  a mudança do cômodo.

Para saber mais informações acesse Blog Intelbras