Spread the love
internet-das-coisas
Fonte: Blog Intelbras

Até 2025, mais de 27 bilhões de dispositivos estarão conectados. Foi o que revelou um estudo realizado pela TGT Consult e pela Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC). Os dispositivos conectados, especialmente para casas inteligentes, têm ganhado espaço na vida dos brasileiros. Desde a pandemia, que fez acelerar a transformação digital, a Internet das Coisas (IoT) passou a ser algo mais comum no dia a dia.

Hoje, é mais frequente observar pessoas que possuem em casa um smart speaker integrado com assistente virtual, por exemplo, para auxiliar na rotina, como tocar músicas, ouvir notícias, conferir a previsão do tempo, entre outras ações cotidianas, usando apenas comando de voz.

Por meio do avanço da Internet das Coisas, está sendo possível tornar a casa inteligente, com objetos e eletrônicos cada vez mais práticos, funcionais e autossuficientes. Ou seja, além dos smartphones e computadores pessoais, outros dispositivos identificam padrões, processam informações e executam tarefas com apenas um (ou até mesmo nenhum) clique.

Hoje já podemos encontrar muitas soluções de automação residencial conectadas e integradas a aplicativos, além de dispositivos no estilo “do it yourself” ou “plug and play” – ou seja, você mesmo instala e, em poucos minutos, já está pronto para usar. Para ter uma casa preparada para a IoT o principal ponto é ter uma conexão de internet de excelência.

Entenda o que é Internet das Coisas, como ela tem sido aplicada para criar casas inteligentes e confira novidades que podem surgir em pouco tempo. Continue a leitura para ficar por dentro!

O que é Internet das Coisas?

O conceito de Internet das Coisas – em inglês, Internet of Things (IoT) – se baseia no uso da internet para conectar objetos e permitir que troquem e armazenem dados. É a partir da tecnologia de IoT que é possível, por exemplo, acender lâmpadas inteligentes usando o celular, sem a necessidade de tocar o interruptor.

Sendo assim, são inúmeras as possibilidades para casas inteligentes, levando automação residencial para qualquer cômodo. E a tendência é que ela seja potencializada com a chegada do 5G, a nova geração da internet móvel, que promete conectar múltiplos dispositivos ao mesmo tempo.

Fonte: Blog Intelbras

Como a Internet das Coisas possibilita casas inteligentes?

A seguir, conheça algumas das soluções baseadas em Internet das Coisas que você pode ter para tornar a sua casa inteligente.

Lâmpadas inteligentes

Controladas por aplicativos de celular, as lâmpadas inteligentes permitem criar cenários de iluminação com variadas cores e intensidades. Também podem ser programadas para apagar e acender em horários pré-determinados, inclusive à distância. Além de conforto e economia, contribuem com a segurança, já que se pode programar o acendimento quando estiver viajando ou logo antes de chegar, dando a impressão de que há alguém em casa.

Tomadas inteligentes

Hoje já é possível até mesmo transformar um eletrodoméstico convencional em um dispositivo inteligente. Isso graças às tomadas inteligentes, que se parecem com um adaptador comum, podendo ser usada com facilidade em qualquer ambiente. A tomada inteligente da linha Izy da Intelbras controla qualquer dispositivo de até 10 amperes.

Também conhecido como smart plug, esse tipo de dispositivo permite que uma cafeteira comum, por exemplo, seja ligada nele e ganhe atributos de um aparelho inteligente. É possível ligar e desligar, programar horários de acionamento e monitorar o consumo de energia, tudo pelo celular.

Fechadura inteligente

As fechaduras também podem ser controladas remotamente, permitindo trancar e destrancar portas através do celular, além de autorizar a entrada de pessoas – amigos, familiares e prestadores de serviço – com segurança. Por exemplo, é possível gerenciar o acesso programando dias e horários e podendo visualizar sua entrada e saída

Videoporteiro inteligente

videoporteiro inteligente também permite controlar a abertura de portões e garagens de forma remota. O dispositivo pode ser instalado nas áreas externas de casas e escritórios e possui equipamentos de áudio e imagem que permitem, via aplicativo para smartphone, ver e conversar com visitantes remotamente. 

Além disso, o videoporteiro inteligente pode ser integrado com outros dispositivos inteligentes da casa, como as fechaduras smart, e comandado via assistentes virtuais de smart speakers ou smart displays. Isso permite que você configure rotinas e torne sua casa ainda mais automatizada. 

Assistentes virtuais

Já que falamos em assistentes pessoais pelo celular, há também a versão para a casa. Também são ativados por comando de voz e cada vez mais utilizados. São capazes de auxiliar nas tarefas domésticas, como tocar uma determinada música, ligar e desligar outros aparelhos da casa, acender e apagar luzes e até abrir/fechar cortinas.

Quando integrados a um aparelho smart speaker, esse benefício fica ainda mais prático. Afinal, basta que um comando de voz seja dado para que o aparelho fale as principais notícias do dia, dê a previsão do tempo e busque uma nova receita, por exemplo.

Sistemas de segurança

A segurança também está mais inteligente. As câmeras inteligentes de monitoramento e os sistemas de alarme com sensores de presença e de abertura de portas e janelas, interligados a dispositivos de fechadura e videoporteiro inteligente, por exemplo, garantem a visualização à distância e acesso apenas a quem for autorizado.

Assim como existem câmeras inteligentes para áreas externas, as câmeras internas também contam com essa tecnologia e podem ser dispostas em diferentes cômodos para ajudar a monitorar bebês, idosos, pessoas com deficiência e pets. Você ainda pode, por exemplo, confirmar se seu filho chegou em casa no horário após a escola e se havia alguém com ele. O sensor de presença pode enviar uma notificação ao seu celular e você logo verifica, por ali mesmo, as imagens.

O que a Internet das Coisas ainda reserva para a automação residencial?

A automação residencial está se desenvolvendo conforme a Internet das Coisas evolui. Trouxemos a seguir algumas inovações que podem fazer parte no nosso dia a dia em pouco tempo.

Eletrodomésticos mais inteligentes

Máquina de lavar roupa ou louça, cafeteiras, geladeiras, fornos. Com dispositivos inteligentes, vários eletrodomésticos poderão ser programados remotamente e farão tudo automaticamente.

Ou seja, pode-se acionar tudo pelo smartphone, o que traz comodidade para o dia a dia de qualquer pessoa. E alguns deles já serão até interligados a redes de prestadores de serviço, como por exemplo supermercados. Pode-se cadastrar uma lista de produtos e, assim que estiverem acabando, a geladeira envia a lista para o mercado, que se encarrega de entregá-los.

Para saber mais sobre casas inteligentes acesse Blog Intelbras