Spread the love
Fonte: Blog Intelbras

A segurança e a comodidade são alguns dos principais motivos que levam tantos brasileiros a morar em condomínio – mérito principalmente das portarias. 

Por meio delas, é possível receber encomendas dos moradores de forma segura e garantir que apenas pessoas autorizadas acessem as áreas internas do condomínio. Na rotina condominial, essa prática se realiza com o controle de acesso

O software de controle de acesso gerencia e monitora os fluxos de entrada e saída de pessoas e veículos, tudo por meio da sua integração com diferentes equipamentos controladores de acesso.

As inovações no controle de acesso contam com tecnologia para otimizar a segurança em portarias de condomínios nas principais atividades de controlar e registrar acessos de moradores, visitantes e colaboradores. 

Acessar um condomínio será uma experiência cada vez mais tecnológica

O mercado conta hoje com soluções cada vez mais aperfeiçoadas para garantir segurança e aumentar a praticidade que o cotidiano condominial exige. Como consequência, as portarias dos condomínios vêm incorporando facilidades tecnológicas e se tornando mais seguras e inteligentes. 

Não por acaso, a previsão de crescimento do setor para este ano é de 18%, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Sistema Eletrônico (Abese). 

E para falar das inovações tecnológicas que estão transformando a segurança em portarias de condomínios, convidamos a Superlógica, empresa especializada em softwares de gestão condominial (inclusive para portarias) com mais de 100 mil condomínios ativos no país. Confira os destaques da solução de controle de acesso da empresa:

Autocadastro de moradores e liberação de visitantes via aplicativo

Hoje, grande parte das atividades da nossa rotina consegue ser resolvida por meio dos aplicativos de smartphone. Além de prático, é um recurso que está acessível em qualquer hora e lugar. 

A nova geração de controle de acesso dos condomínios acompanha tal tendência ao permitir que o morador autorize previamente seus visitantes via aplicativo, com apenas alguns toques. 

O morador envia um link de convite ao visitante, por meio do app, que também será recebido e reconhecido pelo software integrado ao equipamento que libera o acesso. Ao se autocadastrar pelo link, o visitante tem a sua entrada automaticamente autorizada na portaria. 

O grande diferencial desta inovação é a praticidade oferecida tanto ao morador quanto ao visitante, que não precisa realizar um cadastro na portaria nem deixar seus documentos. 

Com a liberação prévia, o equipamento facilmente reconhece o visitante e permite seu acesso conforme a autorização do morador – que especifica o dia e o horário da visita.

Controle de encomendas e retirada com QR Code

A praticidade do uso de dispositivos móveis (celulares) no controle de acesso está presente também na gestão das encomendas. Isso porque a solução da Superlógica permite que a portaria notifique o morador em tempo real a cada encomenda recebida.

O recurso garante ainda que apenas aquele morador (ou os moradores daquela unidade) retire a encomenda com o QR Code gerado no próprio aplicativo. 

Vale lembrar que o QR Code é um código único e exclusivo para cada encomenda recebida. E todas as atividades daquela encomenda, desde a chegada no condomínio até a retirada pelo morador, serão registradas automaticamente no software.

A solução reforça a segurança de todo o trâmite e evita qualquer tipo de erro manual na gestão de encomendas – o que é uma das principais dores de cabeça na rotina do condomínio. 

Acesso com reconhecimento facial

Muito aconteceu na evolução tecnológica dos equipamentos de acesso. Dispositivos de senhas e TAG’s por aproximação foram revolucionários na segurança eletrônica. Porém, ainda que sejam boas alternativas, são vulneráveis a possíveis perdas, esquecimentos ou até compartilhamentos com terceiros. 

Por isso, tivemos a inovação da tecnologia de reconhecimento facial, onde o controle de acesso passou a utilizar uma característica única de cada pessoa: o seu rosto. 

A triangulação das diferentes medidas da face, do mapeamento de padrões e da combinação de algoritmos faz os equipamentos reconhecerem e autorizarem apenas os portadores dos dados biométricos que já estão cadastrados no software. Por isso, são impossíveis de serem fraudados, o que faz essa tecnologia ser considerada a mais segura de todas na atualidade. 

E é por este motivo que o reconhecimento facial cresceu tão rápido no segmento condominial. A previsão é que os investimentos no modelo cresçam 7,1% neste ano, de acordo com o levantamento da IDC Brasil. 

O crescimento do uso de tecnologias faciais também é um reflexo das medidas sanitárias adotadas durante a pandemia da COVID-19, por ser um equipamento que não exige nenhum tipo de contato físico.

Em condomínios que utilizam dispositivos faciais, o autocadastro facial do morador e do visitante também é feito via aplicativo no smartphone. Além da alta segurança, garante praticidade e conforto para os moradores e suas visitas.

Fonte: Blog Intelbras

Conheça as inovações do Superlógica Controle de Acesso para a segurança em portarias de condomínios

Todas as inovações que você conheceu acima já são parte da solução do Superlógica Controle de Acesso, um software completo para quem busca segurança, eficiência e praticidade na rotina do condomínio. 

A solução integra todas as funcionalidades que um condomínio precisa, além de contar com grandes diferenciais de mercado para profissionais da área.

Veja o que vai encontrar na solução de controle de acesso da Superlógica: 

  •  Servidor com redundância e de alta disponibilidade, com sincronização automática de dados local para nuvem
  • Integração completa ao aplicativo de gestão condominial mais utilizado pelo mercado
  • Sistema de autocadastramento
  • Integração com os principais fabricantes de hardwares do mercado
  • 100% em conformidade com a LGPD
  • Regras de acesso personalizadas para cada tipo de condomínio
  • Gestão de encomendas
  • Controle de vagas de garagem
  • Relatórios completos para o síndico
  • Suporte dedicado

Para saber mais informações acesse Blog Intelbras