Spread the love
fechadura-digital
Fonte: Blog Intelbras

A tecnologia é uma das grandes aliadas quando o assunto é segurança residencial. As inovações são constantes e há uma série de equipamentos e dispositivos para a auxiliar na proteção de casas e apartamentos. Um deles é a fechadura digital.

Fechadura digital é a evolução das chaves

As fechaduras digitais dispensam totalmente o uso de chaves. Funcionam através de senhas, com display sensível ao toque; com chaveiros de aproximação, ativados por RFID (identificação por radiofrequência), com APP ou ainda com biometria (cadastro de digitais), garantindo grande segurança. São encontrados dois modelos: a fechadura de embutir (com ou sem maçaneta), e a fechadura de sobrepor, que é colocada junto à maçaneta convencional da porta, não sendo necessária sua retirada.

Características das fechaduras digitais

Para que seja obtida a melhor experiência com esse tipo de equipamento, é fundamental que ele tenha algumas funcionalidades específicas. As principais são:

  • Alarme Sonoro Antiarrombamento – em casos de tentativas de arrombamento da porta ou cinco erros sucessivos da senha;
  • Função Não Perturbe – permite que o usuário desabilite a abertura da fechadura pelo lado de fora quando quiser mais privacidade, por exemplo;
  • Função Senha Protegida – dificulta que descubram as senhas pelas marcas de digitais deixadas no teclado da fechadura. Quando habilitada, fornece números aleatórios a serem digitados pelo usuário após a senha;
  • Sensor de Fechamento Automático – realiza o travamento automático da porta, ideal para quem costuma esquecer a porta aberta ou, até mesmo, para aqueles que estão sempre com as mãos ocupadas.

Vantagens da fechadura digital

  • Dispensar o uso de chaves, evitando esquecimentos e perda de tempo e dinheiro para entrar em casa;
  • Ter mais segurança, pois algumas fechaduras convencionais podem ser abertas facilmente;
  • Travar automaticamente a porta, sendo ideal para quem costuma esquecer a porta aberta;
  • Adicionar ou remover o acesso de uma pessoa sem precisar trocar a fechadura das portas – basta trocar a senha, a biometria ou o chaveiro de aproximação;
  • Oferecer Função não perturbe, garantindo mais privacidade;
  • Configurar o volume;
  • Ter sensor contra incêndio, que desarma, abrindo automaticamente a porta para quem estiver dentro de casa.
Fechadura Intelbras Digital de Sobrepor | Telhanorte
Fonte: Blog Intelbras

Tendências em fechaduras digitais

Quem procura uma fechadura digital para instalar em casa tem como desejo principal a simplificação do acesso das pessoas autorizadas ao imóvel. É por isso que os recursos mais modernos existentes no mercado permitem que a porta seja aberta por meio de um dispositivo de aproximação (RFID), senha ou impressão digital.

Há, no entanto, uma novidade ainda mais moderna: a abertura por meio de aplicativos que se conectam à fechadura digital via conexão Bluetooth.

Mais do que permitir a abertura por meio do smartphone, o uso de um aplicativo expande as possibilidades para outro patamar. É possível, entre outras funcionalidades, fazer o seguinte:

  • criar usuários que terão autorização para entrar no ambiente;
  • gerenciar os horários de entrada de cada pessoa cadastrada no sistema (útil para empresas e ambientes corporativos);
  • criação de senhas temporárias para visitantes, mesmo à distância.

Essas possibilidades eliminam a necessidade do uso de chaves, do compartilhamento das tags de aproximação e da criação de senhas (ou do repasse delas) para vários usuários. Além disso, permite reforçar a segurança do local ao facilitar a identificação de quem esteve no ambiente por último ou foi o primeiro a chegar, por exemplo.

Para saber mais informações acesse Blog Intelbras